Pão com Aveia e Linhaça |
Como desde novembro de 2010 eu vinha num compromisso sério de não trazer pão para casa, diminuindo assim o consumo desse treco viciante, tive que pensar direitinho no que ia fazer. A solução "menos pior", para não comprometer a minha consciência, foi adicionar um pouco de fibra ao pão. Tá, você que é nutricionista vai dizer "não se iluda, Túlio, isso é pão de qualquer jeito" e eu sei disso. Mas deixa eu me enganar um pouco?!?! Só faltam mais dois pacotes de farinha, tá? Até lá muito pão, pizzas e focaccias vão rolar.
Sem muitas delongas, mesmo porque nem tem muito o que falar sobre esse negócio que, quentinho e com manteiga derretendo, vicia a gente, vamos ao que interessa. Anote o que você vai precisar e como fazer o seu pão engana consciência. :)
|| Ingredientes:
03 xícaras de farinha de trigo
1/2 xícara de aveia e farinha de linhaça misturadas
01 xícara de leite
01 ovo
01 pacote de fermento seco
01 colher de sopa de açúcar
02 colheres de chá de sal
|| Como fazer:
Em uma vasilha, misture a farinha e o açúcar. Leve o leite ao fogo até que fique morno. Cuidado para não deixar ficar muito quente. Isso "mata" o fermento. Misture o fermento no leite e deixe agir por uns 2 minutos. Aos poucos, adicione o leite fermentado à farinha, misturando sempre. Forme uma massa e leve para uma superfície onde possa trabalhá-la. Sove por 05 minutos. Adicione o ovo e a mistura de aveia e linhaça sovando por mais uns 10 minutos sem parar. Adicione o sal e sove por mais 5 minutos para que misture bem. Dê a forma desejada à massa e coloque em uma assadeira ou forma enfarinhada para descansar por 1 hora. Asse em forno médio por cerca de 40 minutos.
**************************************************
Dica I: Esta é a minha maneira de fazer pão. Cada um tem a sua. Mas muito do que usei durante o processo aprendi em um post da Carla Maicá lá no Cucina Artusiana. Clique aqui para ler o post.
Dica II: Eu costumo peneirar a farinha e trabalho direto sobre o balcão, fazendo um monte e abrindo uma cova no centro onde vou adicionando os ingredientes. Mas se você não quiser ou não tiver espaço pra isso, use uma vasilha para misturar e, depois, leve a massa para uma mesa, balcão ou pia.
Dica III: Coloco o sal no final porque, por ter a propriedade de desidratar as coisas, ele pode interferir na fermentação durante a sova. Essa dica aprendi com um italiano que conheci a um tempo atrás e que fazia umas pizzas muito boas e macias.
Dica IV: Para esse pão usei a aveia em flocos, pois era a que eu tinha disponível. Mas, sugiro o uso da farinha de aveia. E a linhaça, se tiver disponível, use a semente no lugar da farinha.
Hummmmmm, e deu uma vontade! =D
ResponderExcluirJá falei pra Manu, o próximo pão tem que ser com recheio de peperoni e catupiry viu??
ResponderExcluirE ficaram bonitos Túlio, imaginei ele saindo do forno e uma manteiguinha ou acompanhado de um salaminho, ou queijo...hummmm pão é muito bom, no fazer e no comer. Gostei, ainda não achei essa farinha especial, mas vou experimentar também...Bjos uma ótima semana e feriado.
ResponderExcluirQ delicia.
ResponderExcluirEu estou numa faze de pães tbm. rsrsr
Vou anotar.
http://boracozinhar-lu.blogspot.com/
Quero dizer aqui a todos que degustei esses deliciosos paezinhos. Huuummmm...Pense numa delicia! Ainda bem que moramos no mesmo condominio, não dá tempo de esfriar.KKKK
ResponderExcluirApareceu a margarida...ops, o pão! Cheirinho de pão caseiro é bom demais, seus pãezinhos ficaram uma beleza. E as fibras no pão dão uma ajuda sim, como não? Se você está evitando, fez certíssimo: quando cair na tentação, vá no integral. Sendo que eu teria ideias muito mais gordas para esse seu pãozinho tipo italiano, hehe. Beijos.
ResponderExcluir