Foto: Luciano Pignataro |
É, amigo macho, isso mesmo: se você gosta de tomate e nunca comeu tomate seco, então não sabe o que está perdendo. Se bem, que ultimamente, tomate seco se tornou tão comum quanto um Big Mac (Aí McDonald's, tá me devendo esse merchan!), e você acha no mercadinho de qualquer esquina. Hoje vou ensinar você a fazer o seu próprio tomate seco. Aviso, antes de começar, que sai mais barato comprar pronto no mercado. Mas se você é como eu e, gosta de tirar uma ondinha de vez em quando mostrando que encara qualquer desafio na cozinha, esta é a sua chance.
O tomate seco ou Pomodori Secchi (em Italiano fica mais bonito. hehehe) é, de fato, uma iguaria de sabor marcante. Conta-se que ele surgiu em vilarejos no sul da Itália onde, antigamente, era comum encontrar tomates vermelhos de aroma muito particular, pendurados em cordas nas varandas e deixados para secar ao sol, de forma lenta, durante todo o verão. Isto garantia aos italianos tomates tão nutritivos quanto os frescos para todo o inverno. Em alguns lugares ainda se faz uso desta técnica, mas você fica sujeito a fatores externos que estão fora do seu controle e podem estragar os seus planos. Então, vamos usar o forno. Apesar de ser uma técnica que garantirá o seu sucesso, nenhum tomate seco produzido assim já se assemelhou àquele seco ao sol.
|| Ingredientes:
01 kg de tomates maduros e firmes
01 colher (sopa) de sal
01 colher (sopa) de açúcar
Tempero:
06 dentes de alho espremidos
01 xícara (chá) de azeite de oliva extra virgem
Orégano a gosto
Pimenta do Reino moída a gosto
|| Como fazer:
Lave bem os tomates e seque completamente. Corte ao meio no sentido do comprimento (do cabo para baixo) e, com o dedo, retire as sementes. Coloque-os numa assadeira com a parte cortada virada pra cima. Em uma vasilha, misture o sal e o açúcar. Povilhe essa mistura por cima dos tomates de modo que seja distribuída igualmente. Leve ao forno a 200 °C por 3 horas. O tomate vai soltar bastante água. Quando perceber que a assadeira está cheia de água, retire do forno e escorra o excesso. Nesse ponto, sugiro que você pegue os tomates com cuidado (eles podem desmanchar se você não fizer assim) e os transfira para outra assadeira, só que desta vez com a parte onde foi cortado voltada pra baixo. Quando passarem as 3 horas, desligue o forno mas não retire os tomates de lá de dentro até que estejam completamente frios.
À parte, misture os ingredientes do tempero. Lembrando que o alho deve estar bem espremido. Quando o tomate estiver frio, monte em um pote de vidro limpo colocando uma camada de tomate e uma do azeite temperado. Tenha certeza que o tomate vai se afogar completamente no tempero. Só assim ele pegará o sabor. Guarde na geladeira por pelo menos 24 horas antes de começar a consumir.
/ Uma assadeira com tela ajudará muito na hora de escorrer a água, pois os tomates estarão acima da água e podem ser removidos todos de uma vez. Se não tiver a base telada, improvise uma com aquelas "telas de galinheiro".
/ Se quiser diminuir um pouco o tempo de forno, após uma hora coloque os tomates no microondas por 5 minutos em potência alta. Após isso, retorne ao forno por mais 1 hora ou até que estejam bem desidratados ou a pele um pouco seca. Lembre-se de voltar ao forno com a assadeira sem líquido.
/ Os melhores tipos de tomate para isso são os tomates Débora ou Italianos. Mas na falta você pode usar outros.
/ Verifique, constantemente, se os tomates não estão com excesso de água ao redor. Lembre-se: você quer desidratá-los. Se estiverem, retire a água completamente.
/ Para o tomate seco perfeito, deve-se usar frutos com casca mais grossa, com menos sementes e mais firmes.
/ Se o azeite temperado não for suficiente para cobrir os seus tomates, você poderá completar com mais azeite sem problema algum para a receita.
Dica Mestre Macho Gourmet Top Jedi:
Se quiser dar um sabor extra aos tomates, antes de colocar a mistura de sal e açúcar e levar ao forno, distribua dentro deles uma colher de chá de Aceto Balsâmico.
Foto: Giuseppe Leone |
Vou experimentar, cara. Hehehehe abraço.
ResponderExcluirLeandro S. Mascarenhas Ribeiro